terça-feira, 18 de outubro de 2011

Desassossego

Ou da dificuldade de manter-se calado por 60 minutos.
Assisti a esse filme essa noite juntamente com a Gabi, o Ricardo e o Maurício e mais alguns gatos pingados no Cine Cultura. E não comentando do filme, gostaria de comentar a experiência antropológica que é ir ao cinema em grupo, primeiro porque eu acho que as pessoas quando estão em bando se sentem mais seguras pra fazer coisas que elas não fariam caso estivessem sozinhas ou no máximo com uma pessoa a mais, eu sinto uma vergonha imensa quando as pessoas que estão comigo no cinema atendem ao telefone, conversam, fazem comentários desnecessários ou riem freneticamente pra disfarçar a falta de interesse no filme, aliás isso é uma coisa que me irrita também, por isso que hoje em dia filme que faz sucesso ou tem pancadaria e destruição ou te faz rir sem parar pra que você consiga suportar aqueles minutos na sala de cinema nos quais você não "pode" abrir a boca, rindo você pode. Não consigo conceber cinema sem silêncio ao meu lado, posso estar sendo chata mas eu realmente sou influenciada pelo que me cerca e muito! E segundo por não sei mais o que que já estou ficando com preguiça de reclamar e não tenho nada mais em mente.
Agora voltando ao filme, vou copiar a definição que está lá no blog do Cine Cultura:

"A partir de uma carta escrita inspirada em um bilhete encontrado em um armário abandonado por uma menina de 16 anos, 14 cineastas do RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, MINAS GERAIS e CEARÁ dirigiram 10 fragmentos de filmes, que foram costurados como uma carta-filme de 63 minutos, falando de amor, utopia, explosões e apocalipse.
Terceira parte da trilogia Coração no Fogo."
Realmente esse filme causou desassossego nos que o assistiram, hahahaha. Só mais um comentário pejorativo: já que estávamos todos assistindo a um filme de arte-brasileiro-contemporâneo, por mais que a maioria que estivesse ali tivesse detestado o filme, ninguém saiu da sala. Se você é um pseudo-intelectual que vai a um cinema no centro numa terça-feira à noite, você não pode sair da sala, tem que suportar o filme até o final pra depois comentar com seus coleguinhas o tanto que aquilo foi estranho e insuportável, mas que mesmo assim você ficou. Pronto, acabei!
E a minha impressão sobre um filme como esse, não poderia deixar de ser aleatória: gostei das cenas que os personagens estão na banheira(adoro cenas em banheiras), gostei de frases perdidas pelo filme, gostei da melancia, gostei muito de uma parte que duas pessoas narram uma cena, um recurso tipicamente literário utilizado no cinema de forma muito interessante porque você está de frente a uma tela construindo uma cena que poderia muito bem estar sendo reproduzida ali, no entanto você só imagina, gostei muito mesmo da cena inicial que é um espelho na areia de uma praia e fiquei muito agoniada com uma cena na qual uma menina toca uma clarineta mas o som não sai. E não gostei de tantas coisas que não vale a pena citar e outras eu simplesmente não tenho opinião formada sobre. É só isso, sem pretensões eu apenas gostaria de compartilhar meu sentimento de hoje. E honestamente eu gostaria de assistir aos outros dois filme dessa trilogia! Deixo aqui o trailer:

0 comentários:

Postar um comentário